O Programa Família Nota Dez, vinculado à Secretaria de Assistência Social do município, promoveu uma palestra para os participantes do grupo, no dia 19/06, na sala de reuniões do CRAS, sobre o tema Orçamento Doméstico, ministrado por Éder Luís Donato, contador da Prefeitura Municipal.
Eder destacou a necessidade de separar despesas fixas e variáveis na elaboração do orçamento doméstico, a fim de visualizar aonde as despesas podem ser reduzidas. Também enfatizou que devem ser feito projetos para curto e longo prazos e a consciência de que deve se ter o dinheiro quando se decidir consumir algo não projetado. “Se não tivermos a garantia do dinheiro, a nossa tranquilidade financeira é afetada”, destacou o contador.
Segundo a assistente social Lauren Dias Fontoura, que acompanha as atividades do Programa, o orçamento doméstico é uma ótima ferramenta, pois auxilia as pessoas a utilizarem o dinheiro de maneira mais consciente e equilibrada. “Se uma família identificar que está gastando além do que ganha, é claro que terá de fazer alguns ajustes e até mesmo suspender ou substituir alguns gastos”, reforçou ela.
Éder ainda distribuiu um modelo de planilha de orçamento doméstico e alertou para a necessidade de se registrar todas as receitas e despesas do cotidiano. “O encontro foi de grande valia para o nosso grupo, pois surgiram vários questionamentos, como “Quanto ganho? Quanto eu gasto? Em que eu gasto” Por que eu gasto?”, comentou Lauren.
O Programa Família Nota 10 realiza encontros todas as primeiras e terceiras terças-feiras do mês, com início às 14 horas, junto ao CRAS de Ibirubá.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020