A ideia é trazer um curso do Senar para fomentar o Turismo Rural no município, culminando com a criação de uma rota turística rural em Ibirubá, que deverá integrar a Rota das Terras Encantadas, na região.
Segundo o Departamento de Cultura e Turismo de Ibirubá, o município não possui uma rota turística rural, assim como os demais municípios da região já a têm implementada. “Partindo disto, conversamos com a Emater e chegamos ao Senar, através do Sindicato Rural de Ibirubá, que possui um Programa de qualificação na área de Turismo Rural”, informou a coordenadora do Departamento Alessandra da Silva.
O Programa Turismo Rural do Senar é uma nova alternativa de renda no campo através de cursos de qualificação gratuitos, que servirão de suporte para a implantação de negócios de turismo. O Programa prevê a realização de 10 etapas com cursos de qualificação num total de 220 horas. “Ao final, esperamos que as propriedades estejam preparadas para implantarmos uma rota turística em nosso município”, explicou Alessandra.
Nesta primeira etapa, acontecerá uma palestra de sensibilização no dia 17/07, no Centro Social Floresta, às 13h30min, com o turismólogo Erick Ramm, de Gramado. A ideia é sensibilizar a comunidade rural e todos aqueles que têm (ou poderão vir a ter) vínculos com empreendimentos turísticos.
Alessandra informou que visitou as localidades do interior para convidar os produtores/agricultores para esta palestra de sensibilização. “Nosso objetivo é fortalecer tanto a área rural quanto a cidade, pois num empreendimento turístico tem muitos segmentos envolvidos, como setor hoteleiro, alimentício e comércio, por exemplo”, destacou ela.
O Programa Turismo Rural do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) tem como objetivo de qualificar todos os empreendedores para contribuir com o desenvolvimento do Turismo Rural na região. “O Programa visa treinar e qualificar as propriedades e os empreendedores rurais para que tenham alternativas de renda”, explicou Daniela Petri da Costa, mobilizadora dos cursos do Senar junto ao Sindicato Rural de Ibirubá.
Conforme a diretora de Turismo do Comaja – Rota das Terras Encantadas Carolina Lopes de Borba, a capacitação é uma excelente oportunidade para os produtores rurais identificarem o produto turístico existente em suas propriedades, além de oportunizar uma alternativa de renda, que venha agregar aos demais trabalhos já realizados na propriedade.
O Programa Turismo Rural prevê um primeiro encontro, que será no dia 17 de julho, às 13h30min, junto ao Centro Social Progresso. Essa fase é aberta ao público em geral, podendo participar até 50 pessoas. Este primeiro momento é de sensibilização para buscar interessados em continuar participando do Programa.
Os interessados podem se dirigir até o Sindicato Rural de Ibirubá ou ao Departamento de Cultura e Turismo para retirar a ficha de inscrição para preencher em casa. No dia do evento, deverá levar a ficha preenchida, “assim facilitará a recepção aos participantes”, explicou Daniela.
Mais informações no Sindicato Rural de Ibirubá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal, Emater/Ascar e Comaja – Rota das Terras Encantadas.
MUNICIPAL DE IBIRUBÁ
Administração 2017-2020
Assessoria de Imprensa – Magda Pimentel
imprensa@ibiruba.rs.gov.br