A visita ao Gabinete do Prefeito Municipal Abel Grave aconteceu na manhã de 13/09 com o objetivo de buscar o apoio do poder público municipal para o desenvolvimento e o fortalecimento deste setor produtivo em Ibiruba e na região.
A Associação de Apicultores e Meliponicultores de Ibirubá e Região – Apismelir estava representada pelo presidente Alisson Paulineli e pelo vice-presidente Heitor Alfredo Hüther com o acompanhamento de Aline Franken Deutsch e Oneide Ernesto Kumm, da Emater local, e de Renata Porto Alegre, do IFRS Campus Ibirubá.
Ao abordar a situação da Apicultura no município e na região, o presidente Alisson apresentou ao prefeito uma proposta de construção de uma agroindústria, a Casa do Mel, para o processamento do mel dos apicultores. “Vimos buscar o apoio do poder público para fortalecer a Apismelir e permitir o crescimento da atividade no município”, argumentou o presidente. Segundo ele, a Associação foi fundada no último 04 de julho e atualmente conta com 36 associados.
A Emater local aproveitou o momento para ressaltar a importância da organização dos apicultores em forma de Associação e da legalização das agroindústrias para possibilitar a comercialização do mel produzido.
Renata apresentou o Projeto de Fortalecimento da Apicultura no Município de Ibirubá e Região, de iniciativa do Instituto Federal. Para alcançar esse fortalecimento, o Projeto busca compreender a realidade dos apicultores, prestar assistência técnica, capacitar os apicultores através de cursos e palestras, integrar os apicultores entre si e proporcionar formação a técnicos em agropecuária e agrônomos no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Apicultura/IFRS – Campus Ibirubá.
Para o desenvolvimento do projeto, o IFRS – Campus Ibirubá conta com o apoio das entidades Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá e Sindicato Patronal Rural. “É importante ressaltar que a Emater e o Instituto estão trabalhando há muito tempo para fomentar a formalização da Associação dos Apicultores e incentivar a legalização do processo”, destacou Aline.
O prefeito Abel Grave sinalizou o interesse da Administração Municipal em colaborar com os objetivos do projeto e com o fortalecimento da Associação. “Vamos aguardar a Associação nos encaminhar um detalhamento maior do Projeto com o levantamento das demandas. A partir daí, vamos estudar dentro da Administração a forma legal de como se poderá viabilizar o apoio do poder público”, assentiu o prefeito Abel.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020