Prefeitura e Senai promoveram curso na área metalmecânica

O público-alvo foi beneficiários do Programa Bolsa Família, que fizeram o curso de Leitura e Interpretação de Desenho e Metrologia, promovido pela Prefeitura Municipal de Ibirubá em parceria com o Senai.

 

A Administração Municipal, através do CRAS – vinculado à Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) para ofertar um curso de qualificação profissional no setor metalmecânico para pessoas vinculadas ao Programa Bolsa Família, com idade mínima de 18 anos.

Os beneficiários foram convidados a participar através da equipe do CRAS e da divulgação no informativo de rádio da Prefeitura Municipal durante o mês de setembro. “Tivemos inicialmente 19 interessados. Entretanto, 14 efetivaram sua inscrição e somente seis alunos concluíram todo o programa do Curso (um rapaz e cinco mulheres)”, informou a coordenadora do CRAS Gesmari Jandrey.

Ainda explicou que o curso foi totalmente gratuito aos alunos e que a Prefeitura ainda disponibilizou transporte até o Centro de Formação Profissional do Senai, que fica na ERS 223, Km 51,9. O Curso de 48 horas aconteceu no turno da noite, de segundas às sextas-feiras, no período de 16/10 a 08/11.

A entrega do Certificado de Conclusão aos seis alunos aconteceu na sala de reuniões do CRAS na tarde do dia 21/11, com as presenças de prefeito Abel Grave, secretária de Assistência Social Fabiana Grave, coordenadora do CRAS Gesmari Jandrey, assistente social Joice Binsfeld e dos representantes do Senai Eduardo Cardoso Filho (coordenador de Educação) Senai Marcos Henkes (gerente de Operações).

“Agradecemos, mais uma vez, à Prefeitura Municipal pela parceria, por disponibilizar a estrutura do prédio, luz e água para manter o Senai em Ibirubá. Este Certificado vai enriquecer o currículo de vocês. E, a partir deste momento, ficamos na torcida para que vocês consigam se colocar no mercado de trabalho”, destacou o gerente do Senai.

Os recursos vinculados ao Bolsa Família devem ser utilizados para os beneficiários do Programa. Assim, diante de uma demanda do setor metalmecânico por profissionais qualificados, optou-se por investir num curso de qualificação profissional.

Em sua mensagem, o prefeito Abel falou da oportunidade. “Ao vermos que tínhamos um valor de mais de R$ 6 mil para investir, não pensamos duas vezes. Buscamos parceria junto ao Senai para oportunizar a vocês uma condição melhor para entrarem no mercado de trabalho. E nas empresas do setor metalmecânico do nosso município sempre têm placas de ‘contrata-se’, mas é necessário ter qualificação. Felizes de vocês que permaneceram até o fim. Nosso desejo é ver vocês colhendo os frutos deste esforço que fizemos em conjunto”, reforçou Abel.

Uma das alunas concluintes destacou a importância de fazer um curso como este. “Eu aprendi muitas coisas que jamais imaginei que iria aprender. Agora quero entregar currículo e trabalhar numa área que pode me ajudar muito a crescer”, disse a aluna Gislaine Silva de Lima.

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020