Prefeitura migrou para o atendimento telefônico eletrônico


Depois de mudar de operadora de telefonia fixa de OI para Coprel em junho passado, agora a Prefeitura de Ibirubá migrou para o atendimento telefônico eletrônico. A modernidade da nova central telefônica trará economia e qualidade ao serviço de telefonia utilizado pela gestão pública municipal.

Nesta última semana de julho, a Prefeitura instalou uma nova central telefônica que migrou o serviço de atendimento telefônico manual/convencional para o eletrônico. “Face ao período de transição dos equipamentos e do sistema, alguns contatos telefônicos poderão não funcionar plenamente. Mas, é somente neste período inicial”, informou o servidor técnico em Informática, Andrigo Fenner. Espera-se que, em um ou dois meses, todas as unidades municipais, como secretarias, setores, unidades de saúde, escolas e creches, já estejam integradas ao novo sistema.

Concluídos os ajustes e configurações iniciais, o novo sistema integrará todos os órgãos e setores municipais para a nova central através de um único número 3324-8500, e de menus (neste primeiro momento numerados de 2 a 8) e respectivos submenus, quando houver.

Nas ligações para a Prefeitura, a gravação irá anunciar “Você ligou para a Prefeitura de Ibirubá. Digite…”, quando a pessoa interessada deverá digitar o número do menu desejado, conforme anunciado. Haverá menus que terão um submenu para direcionar a ligação a um setor específico. O proponente da ligação não desejando nenhum dos menus, poderá aguardar para ser atendido por um operador, ao final da gravação.

Enquanto a ligação é transferida, o sistema toca uma música para o momento de espera. “O sistema também permite divulgar algumas informações de campanhas, ações ou eventos, enquanto a ligação está sendo transferida”, detalhou o técnico Andrigo.

Para as ligações internas, os ramais estão sendo acrescidos de um padrão de números (“1”, “2” ou “3”) na frente, conforme o Setor, de forma a contemplar todo o complexo de setores da Prefeitura. Por exemplo, o Setor de Assessoria de Imprensa, que internamente era o ramal 17, agora passou para 117.

Para as ligações da Prefeitura para fora, não existe mais a senha do servidor para fazer a chamada. Basta, digitar o “0”, que o sinal para a ligação externa já fica disponível.

O novo sistema permite vantagens ao órgão público, economia e qualidade são os principais benefícios desta operação. “Antes tínhamos cerca de 47 locais de telefone, sendo pagos mensalmente, que agora deixam de ter o custo fixo mensal das linhas. Além disto, a modernização com atendimento eletrônico, monitoramento constante via remoto pela empresa, gravação de mensagens – quando houver algum problema – e mensagens de espera são as vantagens da central nova”, justificou o secretário de Administração e Planejamento, Antoninho Urnau.

A central tem 30 linhas funcionando ao mesmo tempo numa gama de 100 ramais. “Não teremos mais congestionamento de ligações, principalmente, na Secretaria de Saúde, que tem apenas quatro linhas operando para o órgão. Desta forma, a Saúde terá todas as linhas da central à disposição, por exemplo”, detalhou Antoninho.

“Nosso sistema de telefonia era antigo; e o atendimento automático e a integração de toda a rede da Prefeitura Municipal nos possibilitarão fazer um atendimento mais qualificado para a nossa população, além da economia que vamos gerar em nosso caixa”, argumentou o prefeito Abel Grave.

Informações técnicas

A Prefeitura realizou o Pregão Presencial 019/2020, que formalizou o Contrato 040/2020, com a empresa Lettel Norte Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda., de Passo Fundo/RS. A operação é uma locação de equipamentos e software, incluindo instalação e manutenção on site – no local, de uma plataforma inteligente de telefonia IP completa pelo período de 60 meses. Ao final do período, todo o material ficará de propriedade da Prefeitura Municipal.

O contrato é mensal sendo repassado à empresa o valor de R$ 2.949,00, totalizando ao final do período, o montante de R$ 176.940,00.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

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