No dia 14/08, Ibirubá sediou o Encontro Regional do Programa Primeira Infância Melhor – PIM junto ao plenarinho da Câmara de Vereadores. O evento contou com a participação dos municípios de Tapera, Selbach e Soledade, tendo sido estendido o convite para Alto Alegre Campos Borges e Passo Fundo.
Na ocasião, o tema Prevenção ao Abuso foi abordado pela psicóloga Rubia Ribas, que atua na Rede Municipal de Ensino. O assunto está sendo abordado amplamente junto ao público atendido pelas Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social do município.
PIM em Ibirubá
O Programa acontece em Ibirubá há mais de 14 anos num trabalho interdisciplinar, envolvendo as Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social. O Município conta hoje com seis agentes educacionais, servidoras concursadas, que realizam o atendimento domiciliar semanal para 120 famílias, distribuídas em 10 bairros do município.
O PIM está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a comunidade e a família.
Na visitação, as famílias são orientadas através de atividades lúdicas específicas, voltadas à promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, as necessidades e os interesses de cada família. A atenção dedicada às famílias participantes do PIM é realizada por meio das Modalidades de Atenção Individual.
Para participar do Programa, a família precisa ter disponível uma hora semanal para receber a visita da agente, ter gestantes ou crianças de até 4 anos.
Os encontros acontecem mensalmente. No final do ano, os 6 municípios se reúnem e escolhem datas e temas para serem trabalhados ao longo do novo ano. O objetivo é aprofundar o conhecimento das servidoras sobre vários temas e trocar experiências. Além da formação mensal através dos encontros regionais, também são realizados encontros de estudos semanalmente na sala do PIM.
A promoção do evento fica a cargo do PIM de cada município, juntamente com as Secretarias envolvidas.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
imprensa@ibiruba.rs.gov.br