Programa A União Faz a Vida será ampliado em 2017

Em 2016, o Programa foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais do interior do município. Para 2017, o Programa está sendo ampliado para as escolas municipais Floresta e Santa Teresinha.

 

Para o desenvolvimento do Programa A União Faz a Vida em 2017, foi renovado o Acordo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, e a Sicredi Integração Rota das Terras RS no dia 09/02, junto ao gabinete do prefeito Abel Grave.

A equipe que esteve presente na assinatura do Acordo foi pela Prefeitura Municipal, prefeito Abel Grave, secretária da pasta Mariana Ribas Moraes, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Taciana Basso Tolazzi, supervisora pedagógica Sheila dos Santos e coordenadora local do Programa Mara Graziela Schiefelbein Gomes; pela Sicredi, o dirigente Sérgio Luiz Tonello, gerente da Unidade de Ibirubá Volmir Luiz Giacomolli e assessora de Programas Sociais Laís Paulata Kummer.

Conforme Sérgio Tonello, o trabalho do programa A União Faz a Vida vem para somar em uma comunidade cooperativista, como Ibirubá, onde os projetos educacionais construídos nas escolas só reforçam os valores de cooperação e cidadania.

A formação dos professores para trabalhar as atividades com os alunos neste ano aconteceu nos dias 16 e 17/02. Os professores das Escolas Alfredo Brenner, José de Anchieta e Rincão Seco, que já desenvolveram o Programa em 2016, participaram da segunda parte da Formação no dia 16. Os professores das Escolas Floresta e Santa Teresinha, que aderiram ao Programa em 2017, participaram da Formação partes 1 e 2 nos dois dias de atividades.

 

A primeira atividade com os educadores do município está agendada para 16 de fevereiro, e será conduzida pela assessoria pedagógica da Essenciall Consultoria, ligada a Fundação Sicredi. Em  2017, participarão do programa mais de 80 educadores e  64 turmas, que provém das escolas Rincão, Alfredo Brenner e José de  Anchieta, que já participavam no ano anterior, além das escolas Santa Teresinha e Floresta, que iniciarão as atividades esse ano. No total, serão investidos R$ 50 mil no município por parte da cooperativa, através de atividades de formação, assessorias, eventos e projetos.

 

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, e com base nos princípios de cooperação e cidadania, contribui para a educação integral de crianças e adolescentes por meio de projetos educacionais cooperativos. Os projetos, desenvolvidos nas escolas, surgem do centro de interesse dos alunos, com o apoio de educadores, pais e da comunidade, sempre levando em consideração o plano de estudos de cada turma. Na Sicredi Integração Rota das Terras RS o PUFV é desenvolvido em seis municípios, atingindo mais de 4,2 mil alunos, 700 educadores e 42 escolas.