Programa de Suplementação de Vitamina A


A deficiência de Vitamina A é considerada uma das mais importantes deficiências nutricionais dos países em desenvolvimento e afeta milhões de crianças em todo o mundo. Os bebês e crianças têm maior necessidade de vitamina A para compensar seu rápido crescimento e ajudá-los a combater infecções.

A Vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. Atua também na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas), mantém saudáveis as mucosas (cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago) que também atuam como barreiras de proteção contra infecções. Estudos mais recentes vêm mostrando que a Vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que estão associados a algumas doenças).

Evidências acerca do impacto da suplementação com Vitamina A em crianças de seis a 59 meses de idade apontam uma redução do risco global de morte em 24%. Com isto, a OMS recomenda a administração de suplementos de Vitamina A para prevenir a carência, a xeroftalmia e a cegueira de origem nutricional em crianças de seis a 59 meses. Segundo a OMS, a suplementação profilática de Vitamina A deve fazer parte de um conjunto de estratégias para a melhoria da ingestão desse nutriente, portanto, associado à diversificação da dieta (OMS, 2011).

A Vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal: vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo). Os vegetais são fontes de Vitamina A, em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros como espinafre, manga, mamão, goiaba , abóbora, cenoura, couve, salsa, etc..

Recomenda-se não suplementar a criança que faz o uso diário de polivitamínico com Vitamina A ou qualquer outro suplemento isolado de Vitamina A.

Clarice Borges

Nutricionista da

Secretaria Municipal de Saúde de Ibirubá

Publicado por

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br