Programa Mais Médicos: quadro completo em Ibirubá

O Município de Ibirubá tem quatro vagas credenciadas e já preenchidas pelo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, para fazer o atendimento básico da população via Sistema Único de Saúde (SUS). O contrato tem a duração de três anos.

Com a saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos no final do ano passado, Ibirubá estava na busca por ter de volta profissionais do Programa atuando em Ibirubá. Em janeiro passado, chegaram os médicos Lucas Danielli (que atende na ESF do bairro Floresta) e Fábio Lisboa de Paula (ESF do bairro Jardim).

Na tarde do dia 29/03, dois novos profissionais do Programa Mais Médicos foram apresentados oficialmente ao prefeito municipal Abel Grave: Brendon Ícaro Silva Donato e Pedro Fernando Arouxa Cunha. Os jovens doutores estavam acompanhados da secretária de Saúde Dileta das Chagas e do médico supervisor do Programa Mais Médicos no município Etiani Messerschmidt. “Hoje podemos dizer que Ibirubá está com o quadro completo dos profissionais do Mais Médicos, Programa do Ministério da Saúde”, observou a secretária.

Durante estes primeiros dias em Ibirubá, os jovens médicos Brendon e Pedro Fernando estavam aguardando a formalização dos documentos para a efetivação no município pelo Ministério. “Eles não estão atuando porque tem uns trâmites legais de formalização. Então, estão conhecendo as Unidades onde vão atuar, os grupos de Saúde, o sistema de informatização do Ministério…”, informou Dileta.

Assim que efetivados pelo Programa nos próximos dias, eles serão encaminhados para atuarem junto às Unidades de Saúde. O doutor Brendon atenderá na ESF do bairro Hermany. O doutor Pedro Fernando atenderá na ESF de Alfredo Brenner, devendo também prestar atendimento no Posto de Saúde de Santo Antônio do Bom Retiro.

Dr. Brendon Ícaro Silva Donato

“Eu sou natural de Guanambi, na Bahia. Saí de lá em 2009, já morei em São Paulo e, atualmente, estava morando no Paraná. Estudei a parte teórica em Medicina na Argentina por seis anos e na Cidade Del Leste por um ano e meio, no Paraguai, onde complementei meu curso com a parte prática. Por ser a segunda maior cidade do Paraguai, recebe pacientes de todo o país, casos em Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, muita Traumatologia e Clínica Geral. Após a formação, trabalhei num Hospital de Trauma como plantonista. Quando entrei na Faculdade tinha o sonho de ser cirurgião. Na graduação, a gente passa por vivências em várias áreas. Com isto, eu vi que gosto muito da relação médico-paciente, do contato entre pessoas, de ouvir e entender as pessoas, ver a pessoa como um todo, não só passar uma medicação. Porque uma pessoa que está com dor de estômago pode ter um problema emocional. Isto me fascina muito e me fez escolher a Medicina Primária e quero fazer isto por toda minha vida. Como queria continuar na região Sul, escolhi Ibirubá porque, das cidades que pesquisei, Ibirubá se destacou. A cidade é bonita com muitos recursos, gente acolhedora, comprovando as informações que pesquisei. Só tenho a agradecer a recepção. E estamos ansiosos para começar a atuar e dar o nosso melhor para contribuir ainda mais com a Saúde de Ibirubá.”

Dr. Pedro Fernando Arouxa Cunha

“Eu venho de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Me formei no início de 2018 e estava residindo em João Pinheiro/MG, também um município com área rural. Atuei na emergência, como plantonista, e também na parte cirúrgica com pequenos procedimentos. Estou iniciando no Programa Mais Médicos para ter mais conhecimento da Atenção Primária, desde as primeiras consultas, e com a medicina preventiva. Posteriormente, pretendo fazer uma Residência em Cirurgia. Mas, julgo importante passar um tempo na Atenção Básica, ter uma visão mais generalizada. Nossos professores nos orientaram a fazer isto, pois seria muito bom para a nossa experiência profissional. Antes de vir, pesquisei e vi que Ibirubá era uma região boa com bons índices de desenvolvimento. Minha esposa também é médica pelo Mais Médicos. E para ficarmos pertos, ela escolheu atuar em Santa Bárbara do Sul. Estamos sendo muito bem acolhidos pela comunidade de Ibirubá e estou gostando muito da cidade. Nesses três anos de contrato, acredito que serão de muita felicidade aqui. Agora será a nossa vez de recebê-los em nosso consultório e estar fazendo o melhor pela e para a comunidade de Ibirubá.”

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020