Programa Sorrindo para o Futuro premiou Ibirubá

O Município de Ibirubá, através do prefeito Abel Grave, recebeu o Troféu Destaque Sorrindo Para O Futuro 2017 na categoria ‘Municípios com mais de mil alunos no Programa’, durante cerimônia realizada na manhã de 13/03, em Porto Alegre.

 

Ibirubá participa do Programa Sorrindo para o Futuro há cerca de oito anos. De iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ibirubá, através das Secretarias de Saúde e de Educação. “O Programa trabalha ações de promoção e prevenção em saúde bucal junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino”, explicou a odontóloga Maria Teresa Ortiz Ciprandi, da Secretaria de Saúde.

As atividades estão sempre num crescente, cada vez mais, atingindo um maior número de crianças em Ibirubá. O Sesc recomenda realizar o Programa com crianças a partir de cinco anos até o 5º ano do Ensino Fundamental (E.F.), sem limite de idade, prevalecendo o nível escolar. Quando o Município atingiu todas escolas municipais de E.F., foram também inclusas as da Educação Infantil. “Por iniciativa do Município, nós estendemos o Programa para crianças a partir de dois anos de idade. Com isto, atualmente, estamos com mais de 1.000 alunos inscritos no Programa. E esta mobilização é que levou Ibirubá a receber a distinção do Sesc”, explicou Maria Teresa.

A entrega dos troféus aos municípios homenageados foi realizada durante o XIII Encontro Anual de Coordenadores do Programa, no Teatro do Sesc, na capital gaúcha. O prefeito Abel Grave recebeu a distinção, quando também se fez acompanhar por parte da equipe executora do Programa Dra. Maria Teresa Ortiz Ciprandi e servidoras Andréia Lemos e Simoni Godoy dos Santos, e ainda a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Taciana Tolazzi.

Além do Troféu recebido, a equipe também foi escolhida para apresentar um trabalho no Encontro, relatando, aos demais participantes, as experiências vividas, através do Programa no município.

Nos próximos dias, o Programa Sorrindo para o Futuro será aberto oficialmente junto às escolas para o ano letivo 2018.

 

Dinâmica do Programa em Ibirubá

No início do ano letivo, um profissional odontólogo da Secretaria Municipal de Saúde vai até a escola avaliar as crianças para verificar a presença de algum dos problemas bucais. Se houver, elas são encaminhadas para o tratamento. Nesta primeira avaliação, também são ensinadas técnicas de higiene oral corretas e hábitos alimentares saudáveis, além de fazer a entrega de um kit de saúde bucal para cada aluno, fornecida pelo Sesc.

Mensalmente, as auxiliares de saúde bucal visitam as escolas para reforçar as ações de higiene bucal e ainda realizar a higiene bucal supervisionada, quando todas crianças escovam os dentes e as auxiliares verificam se a escovação está correta, e dão novas orientações. Cada visita aborda temas pertinentes diferentes, trabalhando a saúde integral da criança.

Maria Teresa relata que no início do Programa no Município, havia um alto índice de extração de dentes permanentes e necessidade de tratamento de canal. “Conforme o trabalho foi evoluindo, conseguimos salvar muitos dentes e melhorar em muito a saúde bucal das crianças participantes”, revelou a dentista.

A equipe de trabalho ressalta que as ações trabalhadas nas escolas devem ser reforçadas pela família em casa. O objetivo do Programa é criar hábitos saudáveis nas crianças e, por consequência, em suas famílias.

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020