Com propósito de divulgar suas ações, a Associação de Catadores Cidadania Sustentável de Ibirubá está na 11ª Expoibi. Os integrantes da entidade estão com um espaço no acesso ao pavilhão da Feira de Indústria, Comércio e Serviços, ocasião em que estão distribuindo mudas de árvores nativas aos visitantes.
De acordo com o presidente Everson dos Santos Soares, atualmente eles estão em 14 associados. “Nosso objetivo é retirar os catadores da rua e trazer para nossa associação. Há mais de 1 ano que estamos organizados e todo material reciclável recolhido no município, é encaminhado para nós, onde separamos e vendemos”, explicou.
Toda renda da comercialização dos itens é dividida semanalmente entre os integrantes, conforme escala de trabalho. O grupo tem auxilio da Prefeitura de Ibirubá, que, mensalmente, entregam um sacolão com alimentos, além de oferecer atendimento psicológico e de assistência social. O poder público igualmente aluga um pavilhão onde está instalada a sede da Associação.
Jussara Martins, administradora da entidade, comenta que, com implantação da coleta seletiva de lixo em Ibirubá, se formou parceria com a Unicruz, e formatado o projeto Profissão Catador. “A partir dessa iniciativa é que foi possível a criação da Associação de Catadores Cidadania Sustentável”, ponderou.
Durante os dias da Expoibi, os integrantes da entidade, além de divulgar seu trabalho, também estão coletando os materiais recicláveis.
ClicSoledade Portal e Comunicação e
Assessoria de Imprensa da 11ª Expoibi