Recolhimento do lixo em Ibirubá terá alterações a partir de 10 de dezembro

A dinâmica do recolhimento será alterada para melhorar o atendimento da comunidade. A partir de 10/12, o lixo orgânico e o lixo reciclável serão recolhidos no mesmo dia. Fique atento para o novo cronograma.

 

Desde maio de 2016, Ibirubá tem coleta seletiva de lixo, cujos resíduos orgânicos ou inutilizáveis são encaminhados para o Aterro Sanitário na Linha Duas, e o material descartado (com reutilização pela indústria recicladora) é encaminhado para a Associação de Catadores Cidadania Sustentável Ibirubá no bairro Hermany.

Atualmente, o Departamento Municipal de Meio Ambiente, vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, tem um cronograma de recolhimento que faz a coleta do lixo diariamente em toda a cidade. Ou seja, com dois caminhões diferentes, enquanto um veículo recolhe os resíduos orgânicos em determinados bairros de um lado da cidade, no mesmo dia, outro caminhão faz a coleta dos materiais recicláveis nos bairros do outro lado da cidade. “Desta forma, os resultados não estão sendo o que nós, enquanto poder público, esperamos, nem estão atendendo a demanda da comunidade”, explicou Francieli Sandri, coordenadora do Departamento.

Revelou ela que os ajustes são necessários pois, ainda, o recolhimento tem falhas, os materiais recicláveis não estão chegando na Associação como deveriam, a separação do lixo orgânico do lixo seco não está sendo feita corretamente – indo muito resíduo orgânico misturado ao seco para a Associação e causando retrabalho à empresa recolhedora de lixo do município Recuperar Recicladora Cidade Limpa, além de seguir para o Aterro Sanitário materiais que poderiam ser reciclados.

 

Como vai funcionar o novo cronograma

De acordo com o estabelecido no cronograma, dois caminhões juntos, da empresa responsável, irão percorrer a rota no mesmo dia, recolhendo primeiro o lixo reciclável e depois passarão novamente recolhendo o orgânico e todo material que restar nas lixeiras. “A mudança vai trazer uma facilidade com funcionários a mais por coleta num lado inteiro da cidade, fazendo uma triagem melhor no recolhimento do reciclável e uma limpeza geral, quando o caminhão passar para coletar o orgânico e o que sobrou. Esperamos que o serviço que prestamos fique bem melhor, com mais qualidade no atendimento à população e com um volume maior de materiais para a Associação”, explicou Gabriel Sander, proprietário da empresa.

Mesmo com a mudança, a comunidade não está desobrigada de fazer a triagem em casa. “O recolhimento será um dia sim outro não, em cada bairro. Mas a comunidade deve continuar fazendo a separação do lixo em sacolas separadas”, reforçou a orientação Francieli.

O novo cronograma estabelece que o recolhimento nas segundas, quartas e sextas-feiras será nos bairros Bangu, Chácara, Floresta, Odila, Progresso, Santa Helena e Unida. Nas terças, quintas e sábados, nos bairros Esperança, Hermany, Jardim, Planalto, Pôr do Sol e São Jacó. No bairro Centro, o recolhimento é feito de segunda-feira a sábado.

No interior do município, o recolhimento continuará como está acontecendo hoje> Em Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro, às sextas-feiras, quinzenalmente. Nas demais localidades, na primeira semana de cada mês junto aos salões comunitários.

Gabriel orienta que o melhor horário para colocar o lixo nas lixeiras do passeio público é à noite, pois o recolhimento inicia às 5 horas da manhã. “Colocando à noite, o morador não corre o risco de ter seu lixo deixado para trás”, informou Gabriel.

A empresa disponibiliza um número de telefone celular para contatos informando irregularidades no recolhimento: (54) 9.9938-6854 com whatsapp. Desta forma, pode ser informado o endereço do local onde há alguma irregularidade, inclusive, enviando fotos.

 

Divulgação do novo cronograma

O Departamento de Meio Ambiente está trabalhando para que as informações tenham o maior alcance possível na comunidade. O folder explicativo será atualizado com o novo cronograma, matéria informativa está sendo enviada aos veículos de Comunicação locais e uma extensa agenda está sendo percorrida em todas as escolas do município e associações de bairros para falar sobre o assunto, além das publicações em redes sociais.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo