Rede Municipal de Ensino: abertas as rematrículas e matrículas para 2021


A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Ibirubá avisa aos pais ou responsáveis legais por crianças e adolescentes, e ainda aos jovens e adultos que não estiverem cursando o Ensino Fundamental obrigatório, que estão abertos os períodos para rematrículas e matrículas novas para o próximo ano letivo junto às escolas municipais.

O Edital de Chamada Pública Nº 004/2020 está publicado no site da Prefeitura Municipal (publicações oficiais/chamamento público) e junto aos murais das próprias instituições de ensino municipais. O cronograma para o ano letivo 2021 segue abaixo, sendo a idade de corte o último dia do mês de março do ano de ingresso:

  • para a Educação Infantil (Emeis e Creches), as rematrículas serão de 03 a 10/12/2020. Para as matrículas novas, o período será de 11 a 18/12/2020;
  • para o Ensino Fundamental (Regular e EJA), o período para as rematrículas será de 03 a 10/12/2020. E para as matrículas novas e inscrições, de 11 a 18/12/2020.

A Secretaria julga importante esclarecer aos pais ou responsáveis legais que é imprescindível que se dirijam às respectivas escolas ou creches, nesse período, para confirmarem a vaga e para atualizarem os dados cadastrais. A rematrícula dentro do período é a garantia de que a criança está com a sua vaga assegurada”, explicou a coordenadora de Educação, professora Lia Mara Rodrigues.

Nas escolas aonde a demanda for maior que a oferta de vagas, haverá o período de inscrições, ficando o aluno inscrito aguardando a disponibilidade de vaga, que poderá ocorrer após o término do ano letivo de 2020. “Entretanto, orientamos que, igualmente, a matrícula seja feita na instituição que tiver vagas disponíveis para que o aluno não fique sem se matricular, caso não se confirme a vaga de sua inscrição”, alertou Lia Mara.

“Pelo número elevado que a Rede Municipal tem, os pais poderão até se deparar com as matrículas do Jardim, por exemplo, já contempladas pelas crianças que estão passando do nível Maternal II para o Jardim. Sabemos também da preferência dos pais pelas Escolas de Educação Infantil municipais pois o Jardim é em turno integral, enquanto que nas Escolas de Ensino Fundamental é em um turno somente. Estamos avaliando todos os casos, pois a nossa preocupação é atender o nosso aluno da melhor forma possível”, destacou o secretário da pasta, Henrique Hentges.

Uma informação importante é a apresentação do Atestado de Vacinação em dia, para o qual é necessário procurar as salas de vacinas do Posto de Saúde ou dos ESFs do bairro em que reside a família e levar a Carteira de Vacinação da criança ou do adolescente. O atestado será fornecido pela enfermeira responsável ou profissional técnico de Enfermagem vacinador e o documento deverá ser apresentado à Escola, por ocasião da matrícula ou rematrícula.

As demais Redes de Ensino de Ibirubá, Estadual, Federal, Privada e Filantrópica, têm seus próprios períodos de rematrículas e matrículas.

Mais informações junto às próprias instituições de ensino ou à Secretaria Municipal de Educação, à Rua Firmino de Paula, 1.023 – telefone 3324-8500, ramal 5, no horário das 7 às 13 horas, de segundas às sextas-feiras.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo