O Projeto Alfabetização Divertida tem a condução da professora Marlise Sieben e acontece todas as sextas-feiras, das 8h30min às 10h30min. As aulas são ministradas no Centro Social do bairro Progresso para pessoas idosas e mulheres que participam dos programas sociais desenvolvidos pela pasta.
Ao se deparar com dificuldades apresentadas pelos participantes de seus programas sociais, a Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação elaborou o Projeto Alfabetização Divertida. A prioridade é para idosos e mulheres participantes dos Grupos Padarias Comunitárias (PAIF), além dos beneficiários do Programa Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada). “Durante o atendimento, encontramos pessoas com grandes dificuldades de leitura, algumas não sabem nem escrever o seu nome ou nem fazer pequenos cálculos do dia a dia”, justificou a secretária da pasta, Jaqueline Winsch, argumentando que muitos não tiveram oportunidades quando crianças, por isto, hoje, têm vidas mais sofridas por sua limitação.
Para o Projeto, a Secretaria conta com a parceria da Secretaria de Educação na cedência da professora Marlise Sieben para ministrar as aulas. O apoio do CRAS também é importante para o desenvolvimento do Projeto. Por isto, o Projeto conta com o acompanhamento dos profissionais assistente social, psicóloga e estagiário, servidores vinculados ao CRAS.
O Projeto tem o objetivo de melhorar a situação destas pessoas. “É uma opção diferenciada que estamos propondo àquelas pessoas que se apresentam nestas condições. Com isto, esperamos mudar a realidade dessas pessoas, oferecendo condições de melhorarem a sua qualidade de vida”, enfatizou Jaqueline.
Todo o material necessário será disponibilizado pela Secretaria e ainda conta com transporte para facilitar o deslocamento dos alunos até o Centro Social.
As aulas iniciaram na manhã do dia 28/06 com a participação de 13 alunos. O Projeto é uma experiência inovadora e deverá ser continuado ao longo do ano. “Se necessário, vamos ampliar e melhorar, conforme o andamento das aulas”, informou a secretária.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020