Secretaria de Educação de Ibirubá realiza trabalho reflexivo com pais

Com o alerta desencadeado por situações comportamentais de alguns adolescentes, a Secretaria de Educação está oferecendo um ciclo de palestras com conversa, discussão e orientação aos pais da rede escolar de Ibirubá.

 

A ideia do trabalho surgiu após a investigação de um episódio numa escola acontecido há um tempo atrás. Conversando com os alunos, chegou-se a percepção de alguns casos de depressão e automutilação com os adolescentes em todas as escolas do município, além de estarem muito envolvidos com redes sociais. “Coincidentemente ou não, foi no mesmo período em que a mídia nacional deflagrou informações sobre os casos do jogo da baleia azul. Não confirmamos vínculo com o jogo. Mas, a situação era bem propícia, por isto, tomamos atitudes imediatas junto às famílias”, comentou a secretária de Educação Mariana Ribas Moraes.

Diante disto, a Secretaria assumiu um compromisso com todas as escolas de Ibirubá (das redes municipal, estadual e particular). “Disponibilizamos uma lista de 11 profissionais (psicólogos, médicos, psicopedagogos) que irão trabalhar com os pais dentro das escolas com o objetivo de os ajudarem a melhorar, estreitar e retomar, talvez, o diálogo com seus filhos adolescentes, especialmente os do 6º ao 9º ano”, informou a secretária.

À época do ocorrido, a secretária Mariana e a psicóloga da Rede Municipal Rubia Ribas participaram de programas jornalísticos das emissoras de rádio locais, abordando o assunto, inclusive em matéria de jornal. Nas análises feitas, chegou-se à circunstância de que os jovens estavam num abandono afetivo, em razão da intensa atividade profissional dos pais nos dias de hoje. “Isto foi decisivo para buscarmos um trabalho em conjunto com os pais”, disse Mariana.

 

Abertura do ciclo de palestras com os pais

O primeiro evento aconteceu na Casa de Cultura Osvaldo Krames no dia 28/06, à noite. O seminário “Adolescência, valorizando a vida” foi organizado na Casa de Cultura por sugestão das diretoras das escolas. O evento levou três momentos de breves exposições feitas pela secretária Mariana, pela delegada Diná Rosa Aroldi e pela psicóloga da Rede Municipal Rubia Ribas.

Após as explanações, a palavra foi aberta a quem desejasse fazer alguma colocação, levantar questionamentos, sugerir ações, o que foi feito por quem estava no evento.

 

Continuidade do trabalho

A partir de agora, as escolas do município, com o suporte dos profissionais disponibilizados, realizarão atividades internas e pontuais junto com os pais e os alunos (filhos).

Os temas abordarão as vivências dos adolescentes, o processo de formação da identidade da pessoal, o papel dos pais na educação dos filhos, importância do diálogo, do afeto, do estar e ser presente na vida dos filhos, crimes cibernéticos (uso inadequado das redes sociais), o jogo “Baleia Azul” e depressão na adolescência.

“Com o trabalho, esperamos estreitar laços afetivos entre pais e filhos. Se alcançarmos um pouco dos nossos objetivos, teremos menos conflitos, gerações futuras mais bem resolvidas e uma sociedade mais feliz”, revelou Mariana.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRUBÁ

Administração 2017-2020

Assessoria de Imprensa – Magda Pimentel

imprensa@ibiruba.rs.gov.br