Secretaria de Saúde está disponibilizando contêineres para uma ação de limpeza bairro a bairro

Secretaria de Saúde de Ibirubá, através do Setor de Combate a Endemias, está conclamando a comunidade para fazer uma limpeza bem cuidadosa em seus pátios e descartar o material em cointêineres, disponibilizados pela pasta gratuitamente a cada bairro. Serão quatro por período definido no cronograma para a população fazer o descarte.

A situação de proliferação do mosquito Aedes aegypti é alarmante no município. “O índice de infestação em Ibirubá dobrou em relação ao ano passado. Esta é uma situação alarmante. Precisamos reduzir as condições que favorecem a proliferação do mosquito, antes que tenhamos o primeiro caso confirmado de uma das doenças causadas por vírus, que são transmitidos pelo mosquito”, declarou a secretária de Saúde Dileta das Chagas.

Dentre várias ações que já foram realizadas, uma nova ação está sendo encampada pela Secretaria. Isto porque está se percebendo que há muito lixo descartado erroneamente pela cidade. “Nós produzimos muito lixo diariamente. Nossa consciência sobre o lixo precisa mudar. Temos responsabilidade sobre ele e vai além do simples descarte para o recolhimento pela empresa responsável. Onde tem lixo parado acumula água e o mosquito precisa de pouca água. Qualquer tipo de água parada já é suficiente para ele fazer dali o seu criadouro”, detalhou a enfermeira Edina Dallanora, responsável pelo Programa de Combate à Endemias no município.

A ação consiste em disponibilizar quatro contêineres, ficando um em cada local por um período de quatro dias. De segunda a quinta-feira, num bairro. E de quinta a segunda-feira, seguindo para outro local. “Neste primeiro momento, a população poderá descartar todo tipo de lixo. Nosso objetivo é retirar de circulação todo material que possa acumular água – informou Edina -. Num segundo momento, o recolhimento será por materiais já separados nos domicílios. Mas, neste ano ações como estas serão contínuas”.

Cronograma bairro a bairro

Um período piloto foi realizado no bairro Floresta nos dias 18 a 22/04 para se ter noção de como a comunidade responderia. Foi descartado todo tipo de material pela população. “Baseado nesta primeira rodada, iremos recolher qualquer material descartado pela população”, informou Edina.

Além de observar os sinais e sintomas das doenças: Dengue, Zika Vírus, Febre Amarela e Chikungunya (todas causadas pelo mosquito Aedes Aegypti), é importante a população realizar as principais medidas de prevenção, dentre elas: * eliminar reservatórios de água parada * contribuir com a limpeza urbana * denunciar focos para a Vigilância em Saúde no telefone 3324-1430 * usar repelentes * em caso de sintomas, procure sua Unidade de Saúde de referência para avaliação adequada do caso e evite medicação sem prescrição médica.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020