Segunda etapa do Programa Turismo Rural

Programa Turismo Rural do Senar está acontecendo com empreendedores rurais do município com a finalidade de se criar uma rota turística rural em Ibirubá.

 

O Programa Turismo Rural do Senar tem a adesão de 16 empreendedores do município de Ibirubá. A segunda etapa de 10 aconteceu nos dias 14, 15 e 16/08 de agosto, com uma carga horária de 8 h/dia. A exemplo da primeira etapa, esta fase teve a orientação do Turismólogo Erich Ramm.

No dia 14, a intervenção do Turismólogo foi teórica e aconteceu no Sindicato Rural de Ibirubá, também parceiro da iniciativa do Departamento Municipal de Cultura e Turismo. Foram oito horas de estudo e discussão acerca do tema, que norteou a etapa: Seleção e Identificação de Oportunidades de Negócio.

Nos dias 15 e 16, a Prefeitura Municipal disponibilizou transporte para que o grupo fizesse visitas aos futuros empreendimentos turísticos rurais: as oito propriedades rurais, a Casa do Artesanato e a Comunidade da Linha Cinco. Na ocasião, os moradores da Comunidade receberam o grupo com um animado e delicioso almoço, tendo como cardápio a sua famosa galinhada de tacho.

Os subtemas tratados nesta etapa foram: Identificação do Turismo, Benefícios e problemas da atividade de Turismo no meio rural, Turismo no meio rural no Brasil e no mundo, Produtos turísticos no meio rural, Ofertas turísticas no município e região, Identificação de potencialidades turísticas, Perfil do empreendedor, Seleção do negócio de Turismo no meio rural a implantar, Ferramentas para elaboração de um Plano de Negócio Turístico na Propriedade Rural.

A terceira etapa do programa está programada para o mês de setembro, em data ainda a ser definida. A próxima abordagem tratará do Planejamento e Implantação de Pousadas e Restaurantes Rurais.

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br