A Semana da Pátria (de 1º a 07/09,) que comemora os 198 anos de independência do Brasil, foi realizada de forma restrita, diante do cenário da pandemia de Covid-19. A partir de hoje até segunda-feira, dia 07/09, apenas os pavilhões serão hasteados e arriados sem a presença de público, atendendo ao Decreto 4.482, que restringiu o funcionamento a apenas setores essenciais do município.
Com as restrições impostas por decretos estadual e municipal, a programação deste ano não pode ter aglomerações. Embora, os atos cívicos não contem com a presença dos estudantes, cujas atividades estão suspensas desde março, todos os segmentos da comunidade ibirubense foram distribuídos nas cerimônias diárias.
Ajustando-se ao momento atual, as cerimônias foram transmitidas ao vivo pela página oficial da Prefeitura Municipal de Ibirubá na rede social Facebook nos horários definidos para a programação, sendo o Hasteamento às 8 horas e o Arriamento dos pavilhões, às 17h45min, conforme o tradicional cronograma elaborado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.
Neste ano, a Liga de Defesa Nacional, entidade que recomenda o tema norteador das atividades comemorativas pátrias, definiu como tema nacional “Hino Nacional Brasileiro”; e tema estadual “FEB e a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial”.
Em nível municipal, o tema foi escolhido pela própria Secretaria de Educação e Cultura: “Ibirubá, preservando a vida”, em homenagem aos profissionais de Saúde, Segurança e Educação, que estão no front de batalha contra a Covid-19 no município.
A Secretaria de Educação e Cultura faz um chamamento às entidades participantes do dia para estarem presentes com uma representação mínima, considerando todos os cuidados de proteção recomendados: uso de máscara fácil, distanciamento seguro, evitando a aglomeração.
Com o decreto do lock down, que inicia as restrições de funcionamento às 12 horas deste sábado (05), as cerimônias não vão mais acontecer. Somente serão hasteados e arriados os pavilhões. No encerramento do dia 07/09, às 17h45min, antes da extinção do Fogo Simbólico, será retirada uma centelha para a fusão com a centelha da Chama Crioula, com representação do CTG Rancho dos Tropeiros.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa