Em Ibirubá, a Secretaria de Saúde (SMS) organizou um momento com o palestrante psicólogo Flávio Webber, que falou sobre o fenômeno do suicídio no dia 29/09, na Câmara de Vereadores de Ibirubá.
A área de Saúde Mental da SMS de Ibirubá, coordenada pela psicóloga Marinilse Battistel, organizou uma programação alusiva ao movimento do Setembro Amarelo para engajar o município nas ações de prevenção do suicídio.
Além da simbologia do lacinho amarelo, presos às roupas, as Agentes Comunitárias de Saúde e as visitadoras do Primeira Infância Melhor (PIM) estão distribuindo material informativo, quando do acompanhamento às famílias do município.
O ponto alto do Setembro Amarelo em Ibirubá culminou com o I Encontro Municipal sobre Valorização da Vida com a palestra “Viver é sempre a melhor opção”, ministrada pelo psicólogo Flávio Webber, de Lagoa Vermelha. Flávio abordou um panorama geral do fenômeno no Brasil e no Mundo, fazendo também alusão às situações que podem levar a pessoa à tentativa de cometer o suicídio e ao suicídio completo, bem como os mitos e as verdades.
Na mensagem, o psicólogo alertou que é preciso estar atento aos sinais que uma pessoa passa, indicando que algo não está bem com ela. Estudos comprovam que um acompanhamento contínuo de profissionais de saúde e atenção familiar podem evitar que a pessoa chegue a cometer o ato. “Onde estivermos, devemos sempre levar a mensagem: viver é sempre a melhor opção”, finalizou Flávio na noite.
A psicóloga Marinilse ainda explicou a não participação de representantes do Centro de Valorização da Vida, de Porto Alegre, como estava previsto na programação. Assim, ela abordou o trabalho voluntário do CVV, que acontece em todo o Brasil, prestando apoio emocional através do Ligue 188 CVV 24 horas.
Mais informações sobre o CVV, acesse www.cvv.org.br
Magda Pimentel
Assessoria de Comunicação
imprensa@ibiruba.rs.gov.br