Toque de recolher emergencial até 26/10 e fechamento de estabelecimento


Na tarde do sábado 24/10, a Prefeitura Municipal de Ibirubá baixou o Decreto nº 4.494/2020, determinando restrição da circulação de pessoas, e ainda promoveu o fechamento de estabelecimento comercial, temporariamente, no centro da cidade, por não observar as medidas protetivas para evitarem a disseminação do coronavírus, vigentes no município.

Segundo publicações de fotos e vídeos, e comentários de redes sociais e relatos da comunidade houve aglomerações, e não observância dos cuidados recomendados, de dezenas de pessoas na Rua General Osório, em frente a um estabelecimento (bar), na noite de sexta (23) para sábado (24/10).

Face à lamentável ocorrência e reforçado pelo relatório preliminar da 25ª Semana do Modelo de Distanciamento Controlado do RS, que mudou de bandeira laranja para vermelha à Região de Cruz Alta (onde Ibirubá está localizado), o Decreto determinou a restrição de circulação de pessoas e veículos (toque de recolher) em todo o território de Ibirubá entre as 23h59min às 5 horas, a contar do dia 24/10 até as 5 horas do dia 26/10.

Ainda, a Administração Municipal, pela situação emergencial, entrou em contato com o referido estabelecimento comercial, solicitando o seu fechamento temporário. O mesmo não abriu suas portas no sábado (24) e no domingo (25/10), atendendo ao pedido do Executivo.

Nesta segunda-feira (27), o prefeito Abel Grave está mantendo contatos com os órgãos de Segurança e com o Ministério Público para orientações e auxílio para as medidas cabíveis.

Na terça-feira, 27/10, o Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus terá sua reunião semanal, quando o grupo deverá discutir e avaliar a situação, e sugerir à Administração Municipal as providências para mais medidas restritivas no município.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br