A partir do Decreto 4.447, publicado no Diário Oficial dos Municípios da Famurs, a população de Ibirubá está obrigada a usar máscara durante o deslocamento em todo o território municipal, bem como para o acesso e atendimento em todos os estabelecimentos comerciais e de serviços com funcionamento autorizado.
Ao lado de tantos outros municípios, Ibirubá também está determinando à sua população para que use máscara ao sair de casa. O assunto foi avaliado pelo Gabinete Municipal de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus frente ao cenário que vem se apresentando no estado e no entorno de Ibirubá. Somando-se as recomendações dos órgãos de Saúde do país e mundiais, os integrantes do comitê pautaram o assunto com o prefeito Abel Grave na manhã do dia 27/04.
Assim, na manhã de 28/04, o Executivo Municipal baixou o Decreto 4.447/2020 que regulamentou o uso da máscara em Ibirubá. Todas autoridades públicas, tais como Brigada Militar, Polícias Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros e, Ministério Público Estadual receberam o documento para fins de fiscalização das medidas decretadas.
Entretanto, a determinação prevê que cada estabelecimento comercial e/ou de serviços tem a responsabilidade de exigir e fiscalizar a utilização das máscaras pelos clientes.
“Proteger-se também é cuidar do próximo e cuidar da nossa cidade! Esta medida é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para diminuir as chances de contágio. Por isso, pedimos para que essa determinação se torne um hábito em nossa população. Você comerciante, empresário, cidadão também é responsável pela fiscalização e pela conscientização da comunidade quanto à gravidade da situação. Estamos todos juntos nesta luta. Ao sair de casa, o uso de máscara ajuda muito na prevenção da transmissão da Covid-19 e até mesmo de outros vírus de infecção respiratória”, se manifestou o prefeito Abel Grave.
A obrigatoriedade estará sujeita à situação epidemiológica do Município, podendo ser reavaliada em qualquer momento.
Confira abaixo o Decreto 4.447/2020
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020