Face ao município de Ibirubá não atingir as metas da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em alguns grupos prioritários, a Secretaria de Saúde de Ibirubá está vacinando a população em geral.
Neste ano, em razão da pandemia de coronavírus, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi antecipada para o mês de março, quando a partir do dia 23 até o dia 30/06 fez um chamamento à população mais suscetível às doenças respiratórias, em especial a Gripe Influenza. Pessoas de grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS) tinham vacina à disposição de forma gratuita nas Unidades de Saúde em todo o país.
Para Ibirubá, o MS destinou 8.200 doses da vacina. Nem todos os grupos atingiram as metas estabelecidas pelo órgão maior de saúde. Assim, no sábado 04/07, as Unidades de Saúde de Ibirubá foram abertas para pessoas interessadas da população em geral em receber a imunização. Além, é claro, das pessoas dos grupos prioritários.
Ainda na sexta-feira, dia 10/07, equipe da Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde do município, se deslocou até o centro da cidade, na Rua 7 de Setembro, disponibilizando as doses que sobraram à população.
Pessoas dos grupos prioritários: pessoas com 55 anos a 59 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos ou mais e gestantes que ainda não tomaram a sua dose da vacina, estão sendo chamadas até uma Unidade de Saúde de Ibirubá para tomar a sua dose de vacina contra a gripe, gratuitamente.
“Como temos ainda vacinas, decidimos oferecer a vacina à população em geral. Depois de todo um período de Campanha, não podemos ficar com as vacinas estocadas, aguardando até que a pessoa do grupo venha se vacinar. Ela tem o direito de não querer se vacinar. Mas, tem pessoas que querem., por isto, vamos disponibilizar o que temos, mais de 500 doses”, explicou a secretária da pasta, Carlota Artmann.
A Secretaria de Saúde do município lembra as pessoas para estarem munidas de Caderneta de Vacinação, Cartão SUS e documento de identificação. Importante tomarem os cuidados recomendados de prevenção neste cenário de pandemia: uso de máscara, higienização das mãos, evitar aglomerações, mantendo o distanciamento social recomendado de dois metros.
Na reunião desta semana (07/07) do Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, foi recomendado à Secretaria Municipal de Educação que auxiliasse no chamamento às crianças da Educação Infantil para fazerem a vacina. Por sua vez, a pasta, além de recomendar aos pais, irá solicitar o comprovante de vacinação da gripe no retorno às aulas.
Qualquer dúvida, entre em contato com a sua Unidade de referência através dos telefones PAM do Centro 3324-1430, Posto Progresso 3324-4887, ESF Jardim 3324-1137, ESF Hermany 3324-1019, ESF Floresta 3324-4763 e ESF Alfredo Brenner 3199-0474.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020