VEM AÍ O PROGRAMA IBIEDUCA+

Evento da Secretaria da Educação anuncia o Lançamento do Programa Ibi Educa+: O Futuro é agora, certificação das escolas e principais informações sobre o retorno escolar.
A manhã de terça-feira, dia 27, foi marcada pelo evento da Secretaria da Educação, que reunia membros do diretório da Secretaria e profissionais da educação da rede municipal. Na ocasião, houve a entrega de um certificado de reconhecimento para as escolas. O documento visa reconhecer e parabenizar os profissionais da educação pelos serviços prestados durante a pandemia, onde mesmo com todas as dificuldades e mudanças enfrentadas, sempre estiveram dispostos a fazer um excelente trabalho com os alunos, não permitindo que a educação e aprendizagem fossem interrompidos durante o momento atípico
pelo qual estamos passando.
O Secretário de Educação, professor Henrique Hentges também falou sobre a volta às aulas e o funcionamento do próximo semestre letivo. No dia 02 de agosto, segunda-feira, o retorno será presencial. Não houve mudança nos horários do Ensino Fundamental e os protocolos de distanciamento determinados pelo estado seguem os mesmos. A principal mudança é a ampliação no horário de atendimento da Educação Infantil, a partir do dia 9 de agosto será das 7h às 11h45 e das 13h15 às 18h. Com isso, há a possibilidade de mais crianças poderem frequentar as escolas, que são lugares de integração e convívio, além de facilitar a rotina dos pais, que muitas vezes enfrentam dificuldades em encontrar lugares para deixar seus filhos.
Ainda não há o turno integral nas escolas de educação infantil, pois o espaçamento das salas de aula não permite manter o distanciamento necessário entre os alunos. Mas não se descarta a possibilidade, segundo o secretário, tudo depende se os protocolos de segurança irão mudar e como será o andamento das aulas presenciais e a situação da pandemia em nosso município.
Programa Ibi Educa+: O futuro é agora
O Município de Ibirubá, juntamente com a Secretaria da Educação fez investimentos nas escolas, a fim de melhorar a infraestrutura, com reformas e ampliações, que ultrapassam 1,5 milhão de reais. As obras são: Ampliação da EMEI Alice Fleck, do Bairro Jardim, que já está em fase de conclusão. Em seguida, haverá os reparos e melhorias no ginásio de esportes, localizado no fundo das escolas; ampliação da Escola Municipal Rincão Seco, que foi para licitação e deve iniciar em breve; construção de duas novas salas de aula e realização de pintura externa da Escola Alfredo Brenner, que foi para licitação e também começará em breve; construção de quadra coberta na Escola Edison Quintana, que aguarda liberação do Estado.
Além das obras, o Programa garante melhorias também no âmbito tecnológico das escolas, com aquisição de 66 projetores (Data Show), que serão distribuídos nas escolas, o projetado é que tenha um equipamento em cada sala de aula a partir do maternal 1; aquisição de 50 notebooks, que ficarão disponíveis para o uso dos professores e direção; lousas digitais e interativas, algo inovador na região; internet na Escola Jose de Anchieta, além de treinamento dos professores para utilizar as plataformas e ferramentas digitais que facilitarão a aprendizagem e concentrará os materiais e conteúdos dados aos alunos e as capacitações com palestras.
A Secretaria da Educação também tem uma preocupação com a saúde emocional dos professores e alunos. O evento foi encerrado com uma palestra da psicóloga da Educação Rubia Ribas, que faz acompanhamento aos profissionais da educação e alunos. Ela falou sobre inteligência emocional para ajudar os professores a passarem pela pandemia, um momento difícil, em que enfrentamos perdas e foi necessário se adaptar repentinamente às formas de trabalho.