Vereadores mirins foram diplomados e empossados durante a Expoibi

A Sessão de Diplomação e Posse do Vereador Mirim teve uma grande participação da comunidade. Aproximadamente 200 pessoas presenciaram a primeira experiência de 11 jovens, que agora fazem parte do Legislativo ibirubense.

 

A Sessão aconteceu na fria e chuvosa manhã do feriado 12/10, junto ao palco de eventos da 11ª Expoibi, integrando a programação da Feira Exposição de Ibirubá. A condição climática não inibiu o público, formado por familiares e amigos dos vereadores mirins, comunidade escolar envolvida, autoridades municipais, servidores municipais, comunidade em geral e veículos de comunicação, além dos integrantes da Câmara de Vereadores de Ibirubá.

Para participarem junto à mesa diretiva da Sessão e à formação dos vereadores, sob a condução da presidente da Casa Dileta de Vargas Pavão das Chagas, foram convidados o prefeito municipal Abel Grave, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Mariana Ribas Morae, o ex-vereador Erani da Silva Mendes e os 11 candidatos eleitos entre os alunos de 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental das 10 escolas do município, que se engajaram no Projeto Vereador Mirim.

Os jovens vereadores receberam a diplomação, entregue a eles pelos vereadores presentes e pelo prefeito Abel. Após, cada vereador mirim usou a tribuna para fazer a sua manifestação oficial. Dentre os pronunciamentos dos jovens, destaque para a frase “plantarmos novas sementes de motivação”, como percepção da valorização da iniciativa para a Educação dos jovens na área política.

Neste ano, a Câmara de Vereadores resgatou a realização do Projeto Vereador Mirim para oportunizar o desenvolvimento de um senso sócio-político junto às escolas do município. “Este Projeto tem importância incalculável para formar lideranças, pessoas e cidadãos críticos, embasados no conhecimento das atribuições dos três poderes, e ainda estimular a participação das escolas e dos jovens na vida política do município”, explicou a presidente Dileta.

“Eu me sinto honrado e orgulhoso em participar deste momento. Nosso município é diferenciado. Vemos aqui 11 jovens se comprometendo em fazer a diferença em suas comunidades, ouvirem os problemas, nos trazerem as demandas e nos ajudarem a buscar soluções para tornar a vida da nossa comunidade melhor”, expressou o prefeito Abel. Por último, Abel ainda desafiou os jovens a ajudarem a promover e a divulgar a Expoibi 2017.

Confira os vereadores eleitos, as escolas que representam e qual o vereador orientador de cada um:

  • Amanda Cristina Braatz de Campos. Representa o Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer. Tem a presidente Dileta das Chagas como vereadora orientadora.
  • Ana Júlia Floss – Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Brenner – Henrique Hentges
  • Dalton Oberdan Adiers – Colégio Sinodal Ibirubá – Oneide Neuland
  • Daniel Mendes Delazeri – Escola Estadual de Ensino Fundamental Édison Quintana – Silvestre Rebelato
  • Julia da Silva Gonçalves – E.E.E.F. Hermany – Dácio Moraes
  • Júlio Lamb dos Santos – APAE – Escola Especial Franz Hümmler – André Ferreira
  • Kelvin Adriano Fernandes Santos – E.M.E.F. Santa Teresinha – Patrícia Sandri
  • Keyla Greff Ruschel – E.M.E.F. Floresta – Vagner Oliveira
  • Nataly Camily de Oliveira – E.E.E.F. Ibirubá – Leonardo Fior
  • Patrícia Guadagnin Vogel – E.M.E.F. Rincão Seco – Giovani Diesel
  • Tauã Braatz Martins – E.E.E.F. Hermany – Jaqueline Winsch

 

Saiba Mais

O Projeto Vereador Mirim foi uma proposição feita em 2002, através do Decreto Legislativo 009 de 16/12, pelo então vereador Erani da Silva Mendes.

As três primeiras Legislaturas Mirins aconteceram em 2004, 2005 e 2006, respectivamente. Após a última data, o Projeto não teve continuidade.

Em 15 de agosto passado, os vereadores presidente Dileta das Chagas, Dácio Moraes, Henrique Hentges e Vagner Oliveira entraram com proposição para resgatar o Projeto Vereador Mirim. Com o apoio de todos os vereadores, o Decreto Legislativo 002/2017 fez algumas alterações no anterior para facilitar a participação de todas as escolas do município.

O processo de eleição aconteceu junto às Escolas da Rede de Ensino de Ibirubá durante os meses de agosto e setembro deste ano.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br