O vice-prefeito de Ibirubá Alberi Behnen, acompanhado de Liberto Franken e Telmo Klafke, esteve em agenda com o secretário dos Transportes do estado Pedro Westphalen, no dia 11/01. Na pauta, ERS 506.
Depois de inúmeras tentativas e promessas de pavimentação desta via, que é um importante trajeto de escoamento da produção agrícola, além de interligar os municípios de Ibirubá (RS 223) à Rodovia BR 285 (altura de Santa Bárbara do Sul), uma situação mais concreta foi anunciada pelo secretário Westphalen, quando da visita do grupo de Ibirubá. Na oportunidade, a agenda aconteceu em conjunto com o prefeito Mário Roberto Utzig Filho, do município vizinho, que também buscava melhorias para as ERSs 506 e 508.
O titular da pasta dos Transportes informou que, na sexta-feira (13), será assinado um contrato de conserva que contempla as respectivas rodovias. Durante a reunião também ficou acordado a realização de um convênio entre a Prefeitura de Santa Bárbara do Sul e a Secretaria dos Transportes, “com essa parceria firmada, em breve entraremos com a manutenção nesses trechos” destacou Westphalen.
Com a iminência da obra, Alberi destaca a necessidade de se construir a recuperação da estrada em conjunto. “Precisamos fazer novamente a topografia da estrada, recuperar alguns locais que acumulam água, antes de fazer o encascalhamento. Por isto, a ideia é construirmos juntos”, disse Alberi, fazendo uma alusão às Secretarias de Obras de Ibirubá e Santa Bárbara do Sul, e a empresa contratada pelo Estado.
Alberi ainda destaca que a ERS 506 não é de competência do município. Mas, a exemplo de outros municípios, e tendo um compromisso assumido em campanha eleitoral, a Administração Municipal está entrando com uma solicitação de convênio com o Estado, face às dificuldades financeiras que o RS está passando, para que o município possa assumir a manutenção contínua da estrada, num primeiro momento por um período de 12 meses, informou o vice-prefeito de Ibirubá.
ERS 223 – da Várzea até o Tio Hugo
Segundo o secretário Westphalen, um trecho da ERS 223, que segue da localidade da Várzea em Ibirubá até o entroncamento com o município de Tio Hugo, será recuperado. O material retirado da via será também utilizado como matéria-prima para o encascalhamento da ERS 506.