Visita da 9ª CRE trouxe a sugestão de unificação do calendário escolar das Redes Estadual e Municipal em Ibirubá


No dia 05/12, a coordenação da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Cruz Alta, esteve em Ibirubá, na Secretaria de Educação. Além da pauta trazida por eles, a Secretaria Municipal discutiu assuntos importantes para a comunidade escolar de Ibirubá.

A coordenadora Mariodete Boeno Pinto, acompanhada do coordenador adjunto Pedro Gelson Machado Salles, se reuniu com o secretário da pasta Henrique Hentges e equipe, estando também presentes representantes das Escolas Estaduais Edison Quintana, Edmundo Roewer, Hermany e Ibirubá, e parcialmente, o prefeito Abel Grave.

A Coordenadoria veio propor ao Município uma unificação do calendário escolar a partir de 2020. Isto significa que as escolas estaduais e as municipais passariam a adotar o mesmo período escolar de início e término das aulas. “Com calendário diferenciado, os alunos das Escolas Estaduais acabavam ficando sem transporte em algum período devido à diferença de datas do calendário. Isso é muito positivo para atendermos melhor toda a comunidade escolar do município”, destacou o secretário Henrique.

Aproveitando a visita da Coordenação, o secretário Henrique explanou algumas demandas pontuais do Município na área da Educação da esfera estadual, objetivando uma orientação e direcionamento para a resolução das referidas questões.

Com vistas de bons olhos e aval ao que o Município pretende, a coordenadora Mariodete orientou que se fizesse formalmente as reivindicações à Secretaria de Educação do Estado. Sendo assim, em 20/12, o secretário Henrique entregou pessoalmente os ofícios na 9ª CRE de Cruz Alta, que encaminhará à SEDUC nos próximos dias.

Investimentos na Quadra da E.E. Edison Quintana

O prefeito Abel repassou à coordenadora Mariodete o interesse do Município de Ibirubá em firmar um Termo de Cooperação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para participar do Programa “Escolha Melhor: Sociedade Melhor”. Instituído pela Lei nº 14.734, o Programa objetiva fazer um grande mutirão de recuperação dos prédios escolares, envolvendo toda a sociedade na busca pela qualidade da educação gaúcha.

Com isto, a Secretaria contribuiria com o valor de R$ 100.000,00, através de projeto de execução de obra, para a cobertura da quadra de esportes da Escola Edison Quintana, com recursos próprios.

Abel ressaltou que já existe um Convênio entre o Estado e o Município para manutenção das turmas de Educação Infantil, utilizando-se duas salas de aula para turmas de Pré-Escola na instituição. “Sendo assim, não só os alunos da Rede Municipal que estudam lá através do Convênio seriam beneficiados com as melhorias da quadra de esporte, mas todos os alunos da escola”, argumentou o secretário.

Mantença da Escola Hermany

Outra situação de interesse do Município é a manutenção da Escola Estadual Hermany. “Nós temos um compromisso com a Educação do Município e, diante da situação difícil da Escola, queremos ajudar”, enfatizou o secretário, alegando que já temos uma escola Pró-Infância no bairro Hermany, uma região que está crescendo e se desenvolvendo muito.

A ideia da Administração Municipal de Ibirubá é assumir a mantença da Escola a partir do ano de 2021. Durante 2020, a administração continuará a cargo da Secretaria Estadual de Educação, enquanto seguem em paralelo as tratativas legais de transição para o Município.

Cessão de Uso Compartilhado do Ginásio

Um assunto que também o prefeito Abel manifestou é o interesse do Município na cedência do Ginásio de Esportes da Escola Estadual General Osório através da celebração de um Termo de Cooperação entre as partes, Estado e Município.

A cedência possibilitará ao Município investir em projetos na área de Desporto e Educação, utilizando-se o Ginásio. Assim, poderá contribuir com a manutenção e com a implementação de melhorias, como ampliação, por exemplo.

“Nossa ideia é uma Cessão de Uso Compartilhada para 20 anos”, revelou o secretário municipal.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020