Visita da Defesa Civil da região

Defesa Civil do Estado do RS parabenizou Ibirubá por ações mitigadoras para as situações de desastres naturais.

 

Numa visita de cortesia, o Major Gerson Freitas Marques, coordenador da Região 3 de Proteção e Defesa Civil do RS, esteve com o prefeito Abel Grave na manhã de 06/02. A visita foi acompanhada pelos 1º Tenente César Luís Bieger e coordenador da Defesa Civil de Ibirubá Aldemir Antônio Brandão.

Segundo o Major, o objetivo foi conhecer o novo gestor do município e apresentar o trabalho da Defesa Civil na região. “Nossa missão é dar suporte ao município para que tenha condições de atender a população com mais eficiência e assertividade nos momentos de tragédias naturais”, explicou o coordenador.

O Major parabenizou a Administração por algumas iniciativas de mitigação aos desastres, principalmente, em razão de chuvas, como a limpeza do Arroio Puxiretê e a construção de valas em área do Bairro Progresso. Estas ações já estão com licenciamento ambiental aprovado e encontram-se em processo de licitação para contratação dos serviços.

A Coordenadoria também informou que realizará alguns encontros nas microrregiões e depois uma reunião geral, programada para o mês de setembro com o objetivo de compartilhar informações e subsídios para o trabalho da Defesa Civil junto aos municípios.

O prefeito Abel colocou Ibirubá à disposição da Coordenadoria para sediar o encontro da microrregião.

 

Saiba mais sobre o órgão

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul é um órgão integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e atua nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução de cenários, nos desastres naturais ou provocados pelo homem. Em conjunto com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ela é responsável por coordenar as ações realizadas pela Defesa Civil dos municípios.

No estado, atua sob nove coordenadorias regionais (Crepdec). Ibirubá está vinculado à Regional 3 com sede em Santa Maria, atendendo 64 municípios da região. A coordenação é do Major Gerson Freitas Marques, tendo como adjunto o 1º Tenente César Luís Bieger.