Vistoria do serviço de Transporte Escolar

A vistoria foi realizada na manhã do dia 14/02, junto ao Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal. O Município investe anualmente aproximadamente R$ 3 milhões no serviço oferecido, diariamente, a mais de 4.300 usuários.

O objetivo da vistoria é verificar a situação geral dos veículos e a condição pessoal de habilitação dos condutores. As empresas devem apresentar laudo das condições do veículo, emitido pelo engenheiro mecânico, alvará de folha corrida do condutor, bem como, comprovante de realização do Curso de Transporte Escolar. “Verificamos as reais condições de trafegabilidade do veículo, que deve proporcionar segurança, higiene e conforto aos usuários”, explicou o diretor do Departamento de Trânsito Luciano Ribas.

Ainda no dia 14, representantes e condutores das empresas estiveram no turno da noite na Brigada Militar, quando receberam informações atualizadas e, ainda, as diretrizes para a execução das atividades, repassadas pelo Departamento Municipal de Trânsito. Também foram realizados testes de glicose e auferição de pressão arterial pela equipe da Secretaria de Saúde.

Após as explanações, o grupo, acompanhado de seus familiares, participaram de um jantar de confraternização por adesão.

“Temos como meta, realizar duas vistoria no ano. Uma agora antes do início do ano letivo e outra no recesso escolar no meio do ano. Temos uma preocupação constante em ofertar um serviço seguro e de qualidade”, informou o secretário Henrique Hentges, de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

O vice-prefeito Alberi Behnen reforça as palavras do secretário quanto à questão da qualidade e da segurança dos serviços ofertados à população. “Estamos lidando com a vida das pessoas, dos nossos filhos e netos. Enquanto poder público municipal, precisamos dar condições de um serviço com segurança e que venha atender às necessidades da nossa população”, frisou Alberi.

Saiba Mais

O serviço de Transporte Escolar em Ibirubá abrange 42 linhas (roteiros), sendo 34 atendidas por empresas terceirizadas contratadas e as demais, pela própria Prefeitura Municipal, sendo percorridos 4.467 quilômetros diários dentro do Município. São mais de 4.300 usuários que utilizam o serviço diariamente.

As empresas contratadas realizam o transporte das linhas rurais. O serviço oferecido pelo Município, com três veículos (ônibus-escolar), abrange o transporte dos alunos e profissionais de Educação para as escolas e creches da área urbana, incluindo para o Campus Ibirubá do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e para o Senai, junto à ERS 223, além de eventuais viagens de estudo.

O investimento anual da Administração Municipal é de aproximadamente R$ 3 milhões. Deste valor, 9% são repassados pelo Pnate – Programa Nacional de Transporte Escolar (R$ 71.304,00) e pelo Peate – Programa Estadual de Transporte Escolar (R$ 334.010,00). O valor restante é realizado com recursos próprios do Município.