100 DIAS DE GOVERNO MUNICIPAL: 10 AVANÇOS QUE ESTÃO FAZENDO A DIFERENÇA EM IBIRUBÁ

Ao completar seus primeiros 100 dias, a Administração Municipal de Ibirubá reafirma seu compromisso com a transparência, o diálogo e, principalmente, com a valorização das pessoas e das reais necessidades da comunidade. Com uma gestão pautada na responsabilidade e na ação, importantes avanços já começam a ser percebidos em diversas áreas. A seguir, destacamos 10 pontos que estão fazendo a diferença no dia a dia dos ibirubenses e que demonstram o ritmo de trabalho e a seriedade com que os desafios estão sendo enfrentados.

 

01 REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA 

Nestes primeiros 100 dias a Administração Municipal  promoveu uma série de ações voltadas à modernização da gestão pública. A retomada do turno integral em todos os setores, a revisão do Plano de Cargos (Lei Complementar nº 002/2025) e a reforma da estrutura administrativa (Lei Complementar nº 003/2025) marcaram o início de uma nova fase. A nova organização da Prefeitura foi estruturada em quatro eixos: Governo, Gestão, Infraestrutura e Desenvolvimento Social.

02 SÁUDE 

Na área da saúde em Ibirubá recebeu atenção prioritária, refletida no aumento significativo dos investimentos, totalizando no primeiro trimestre de 2025 o valor de  R$8.995.160,35 na saúde. Entre as principais ações estão a aquisição e instalação dos equipamentos para o uso da nova ambulância — com a devolução do veículo locado; a assinatura de contrato para aquisição de 02 novas vans de 15 e 21 lugares, com acessibilidade; e o planejamento do pregão eletrônico para a compra de três novos veículos. Houve também avanços na atenção básica, como a estruturação do consultório odontológico na ESF Floresta, com novos equipamentos e mobiliários, e a ampliação dos turnos de atendimento médico nas ESFs Floresta e Jardim. Além disso, estão sendo contratados três novos Agentes de Endemias e encaminhado à Câmara um Projeto de Lei para a contratação de um médico pediatra, demonstrando o compromisso da gestão com o fortalecimento e a ampliação dos serviços de saúde no município.

03 EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO E DESPORTO

 

Nos primeiros 100 dias de governo, a área da educação recebeu atenção especial com diversas ações voltadas à melhoria da infraestrutura e da qualidade do ensino. Um dos destaques foi a revisão e manutenção dos 16 prédios escolares, que passaram por pintura, pequenas reformas e mutirões com a participação de pais, demonstrando o cuidado com os ambientes de aprendizagem. Além disso, foram abertas 6 novas turmas de Educação Infantil, com previsão de mais 3 para o mês de junho, ampliando o acesso à educação na primeira infância. Outras iniciativas importantes incluem a aquisição de ar-condicionados para salas de aula ainda não climatizadas, vistorias na frota escolar, reorganização da sala dos motoristas, fiscalização nos veículos de transporte escolar, além do recadastramento de 1.381 alunos e o mapeamento de 38 trechos do transporte escolar com o uso do Google Earth, otimizando rotas e garantindo mais segurança aos estudantes. Também foi realizada a captação de recursos via Lei de Incentivo a Cultura e planejamento para Semana Farroupilha e FELIBI, assim como, a organização e início da agenda dos campeonatos municipais que se estendem durante o ano. 

 

04 PROJETOS

Nestes primeiros meses de gestão, a Administração Municipal de Ibirubá tem se empenhado ativamente no cadastramento de diversos projetos junto ao Governo do Estado e ao Novo PAC, visando melhorias estruturais e sociais para o município. Entre os projetos em análise, destacam-se: a recuperação de estradas vicinais afetadas por eventos climáticos, com repasse previsto de R$ 300.000,00; o desassoreamento e limpeza do Arroio Puxiretê, com valor de R$ 747.465,00; e a pavimentação da estrada de acesso ao Aeroporto Municipal na Linha 8, estimada em R$ 705.308,58 — todos sem necessidade de contrapartida do município. Já no Novo PAC, foram cadastradas propostas importantes como a construção de novas creches e pré-escolas, a aquisição de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a criação de um espaço esportivo comunitário no Bairro Hermany. Estes projetos representam apenas uma amostra do intenso trabalho que está sendo desenvolvido, com muitas outras iniciativas em andamento para promover o desenvolvimento de Ibirubá.

05 INVESTIMENTO NA FROTA DE MAQUINÁRIOS 

 

Aquisição de uma nova motoniveladora, representando a primeira compra com recursos próprios de maquinário pesado. Esse investimento reforça a frota e contribui diretamente para a melhoria da infraestrutura urbana e rural, garantindo mais eficiência nos serviços prestados à comunidade.

 

06 HOMOLOGAÇÃO DO DECRETO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A ESTIAGEM EM NÍVEL ESTADUAL E FEDERAL

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul homologou, em 18 de março, a situação de emergência em Ibirubá devido à estiagem, por meio do Decreto nº 58.062, assinado pelo governador Eduardo Leite. A situação também foi reconhecida em nível federal, com a publicação da Portaria nº 877 pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em 24 de março. Esse duplo reconhecimento, estadual e federal, foi fundamental para viabilizar apoio ao município, resultando na conquista de R$300.000,00 em recursos públicos destinados a ações emergenciais e preventivas. Esse valor expressivo só foi possível graças à rápida mobilização e à eficaz articulação institucional, que garantiram o acesso a esse importante suporte financeiro para enfrentar os impactos da seca. 

07 AVANÇOS NA MOBILIDADE: OBRAS CONCLUÍDAS E ESTUDO EM ANDAMENTO NOS TREVOS

A Administração Municipal, em parceria com o Governo do Estado e o DAER, concluiu a tão aguardada obra de remodelação do trevo secundário do município, uma demanda histórica da comunidade que beneficia diretamente moradores e usuários da rodovia. A solicitação da obra foi feita em janeiro deste ano junto à Casa Civil, evidenciando a força da articulação entre os poderes públicos. Paralelamente, está em andamento um estudo de viabilidade técnica para execução de um trevo de acesso ao Distrito Industrial, localizado na ERS-223, com o objetivo de garantir mais segurança e eficiência à mobilidade urbana e ao escoamento da produção local. Também foi realizado o cadastramento junto ao DAER de um trevo de acesso à Avenida Júlio Rosa, bem como, a projeção de ruas laterais. 

08 PATROLAMENTO NAS ESTRADAS DO INTERIOR E MELHORIAS NOS ACESSOS DAS PROPRIEDADES RURAIS

Nos primeiros 100 dias de gestão, a Administração Municipal retomou com intensidade os trabalhos de manutenção das estradas do interior. Com esforço e organização, foi possível realizar o patrolamento de aproximadamente 80% das vias rurais do município, garantindo melhores condições de trafegabilidade para os moradores, produtores e todos que utilizam essas rotas diariamente. A Secretaria de Obras também realizou melhorias de acesso nas propriedades rurais, assim como, outras demandas dos agricultores. 

09 RESTABELECIMENTO DA COLETA DE LIXO EM IBIRUBÁ

Após dificuldades enfrentadas com a empresa Kowal, a Administração Municipal abriu um processo de penalização e rescisão contratual devido à má prestação do serviço. Para garantir a continuidade e a qualidade da coleta de lixo, foi firmado um contrato emergencial com a empresa ANSUS, que assumiu a responsabilidade pela coleta de resíduos orgânicos e recicláveis a partir de 19 de março. Desde então, o serviço foi restabelecido com eficiência, passando a ser realizado em dois turnos e apresentando melhorias significativas em regularidade e qualidade, perceptíveis por toda a comunidade. A ação reforça o compromisso da Administração com a limpeza urbana e o bem-estar da população.

10 IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONJUNTO DE AÇÕES PARA REFORÇAR A SEGURANÇA PÚBLICA – VIDEOMONITORAMENTO 

 

A Administração Municipal de Ibirubá, em parceria com a Brigada Militar, implementou um conjunto de ações para reforçar a segurança pública no município, com destaque para a aquisição de 10 novas câmeras de videomonitoramento. A decisão foi tomada após uma avaliação detalhada do sistema já existente, que revelou pontos críticos e a necessidade de melhorias. As novas câmeras serão instaladas em locais estratégicos da cidade e integradas ao sistema atual, ampliando a cobertura e otimizando a eficiência do monitoramento. Além disso, estão sendo realizadas outras melhorias, como a substituição de equipamentos danificados e a ativação de pontos inoperantes. Essas ações fazem parte do compromisso da gestão com a segurança da população, visando proporcionar maior tranquilidade aos moradores e visitantes de Ibirubá.